Menu | Agrupamento 1316 - Figueira de Lorvão
Redes Sociais | Agrupamento 1316 - Figueira de Lorvão





Anúncios | Agrupamento 1316 - Figueira de Lorvão

ACAMPAMENTOS E ACANTONAMENTOS


LOCAIS ONDE JÁ ESTIVEMOS




Ver Acampamentos num mapa maior



O ACAMPAMENTO


Acampar significa viver saudavelmente ao ar livre e divertir-se, adaptando os hábitos próprios ao ambiente e a circunstâncias um pouco diferentes das que se têm normalmente em casa.

A parte mais agradável da vida da criança e do jovem nos Escuteiros é o acampamento. Viver ao ar livre, sob o olhar de Deus, no meio das colinas, das árvores, das aves, do mato, do mar e dos rios, ou seja, viver com a natureza, dormindo numa tenda, cozinhando e explorando por sua conta, tudo isto dá saúde e alegria tais como se não podem experimentar entre o cimento e o fumo da cidade.

Claro que surgem sempre muitos problemas a resolver e alguns imprevistos a superar. Por exemplo, a escolha do mínimo indispensável que se deve levar para o acampamento. Contudo, é nestes desafios que a criança e o jovem desenvolvem a auto-suficiência, encontrando, na sua capacidade manual e na sua imaginação, os recursos necessários para se desembaraçarem e tornarem alegre e divertida a viagem, a estadia, a confecção dos alimentos, ou arranjar um abrigo para a noite.

O acampamento é um momento marcante na vida de um Escuteiro, onde as crianças e os jovens tomam verdadeira consciência da alegria que se experimenta a viver e a trabalhar com os seus irmãos Escuteiros.

É o momento privilegiado para se enraizar e desenvolver o espírito de "família feliz"; é aqui que nascem recordações comuns, que se criam tradições.

Baden-Powell, fundador do escutismo, deixou, através do seu livro "Escutismo para Rapazes", uma nota para os pais relativamente aos acampamentos, que a seguir se transcreve:

"O Campismo é a grande atracção que chama o rapaz para o Escutismo e oferece o melhor ensejo para o ensinar a confiar em si próprio e a cultivar a iniciativa, além de contribuir para o seu robustecimento.

Há pais que, não tendo nunca experimentado a vida de campo, olham os acampamentos com desconfiança, julgando-o demasiado áspero e arriscado para os filhos. Mas, quando os vêem voltar cheios de saúde e alegria manifestas, e moralmente desenvolvidos em personalidade e sociabilidade activa, não podem deixar de apreciar os bons resultados de uma tal digressão.

Espero, pois, sinceramente que se não impeçam os rapazes de se entregarem a diversões desta natureza."




O ACANTONAMENTO


O acantonamento é em tudo semelhante a um acampamento, com excepção para o local de dormida.

Quando as condições climatéricas são instáveis, isto é, quando a probabilidade de chuva repetida e prolongada é grande, a pernoita é feita normalmente num edifício existente no local da actividade, em vez de na habitual tenda. Além disto, o edifício serve também de abrigo rápido para os momentos de chuva.

Os acantonamentos são feitos normalmente em casas de habitação, escolas, garagens, pavilhões, Sedes de Agrupamentos, etc.

É esta a principal característica que distingue um acampamento de um acantonamento.



Porque muitas vezes nos pedem, fica aqui a ligação a uma página
onde podem encontrar uma lista de material que devem levar para acampar:


MATERIAL PARA UM ACAMPAMENTO